Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Miniplaca para ancoragem ortodôntica na mandíbula

Vídeo mostrando a cirurgia para colocação de uma miniplaca na mandíbula para mesialiazação de molares inferiores. A cirurgia foi realizada no ICEO/UNINGÁ em Fortaleza, como demonstração durante o I Curso de Ancoragem Esquelética em Ortodontia, realizado em outubro de 2010.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mini-implantes para ancoragem ortodôntica

Depois de muitos meses de ausência, por problemas de saúde, volto a postar no blog. Peço desculpas aos meus seguidores e prometo retomar o ritmo de postagens. Reiniciamos com um vídeo mostrando a cirurgia de colocação de mini-implantes para mesialização de molares maxilares através de ancoragem esquelética. O procedimento foi realizado no I Curso de Ancoragem Esquelética do ICEO/Uningá em Fortaleza/Ce.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aula sobre as principais técnicas anestésicas intrabucais usadas em odontologia. Clique no link abaixo para o download da apresentação completa.

Artigo: Proteínas Morfogenéticas Ósseas (BMP)


Artigo sobre a influência das BMPs sobre o reparo alveolar em ratos. Clique no link e faça o download do artigo em PDF.

Aula: Complicações em Anestesia Local

Aula sobre prevenção e tratamento dos acidentes e complicações em anestesia. Clique no link abaixo e baixa a apresentação.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Técnica da Osteotomia Le Fort I da Maxila

Um rápido passo a passo da Osteotomia Le Fort I da Maxila. Clique no link abaixo para o mesmo vídeo com melhor qualidade no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=VJP1HQsrETA

domingo, 7 de março de 2010

Frenectomia Labial






















Sequência fotográfica da técnica de frenectomia labial.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Caso Clínico: Avanço Mandibular



Paciente de 35 anos, sexo feminino apresentando classe II dento-esquelética, com deficiência mandibular evidenciada pela pela projeção pobre do mento, mandíbula curta, linha mento-pescoço curta com formação de "queixo duplo", overjet excessivo e mordida profunda. Não havia altrações verticais importantes e musculatura perioral fácida. O tratamento consistiu de preparo ortodôntico pré-operatório seguido de cirurgia para avanço mandibular através de osteotomia sagital bilateral de mandíbula fixada com parafusos bicorticais e osteotomia basilar para avanço do mento, fixada com miniplaca e parafusos.











quinta-feira, 4 de março de 2010

Vídeo: Implantes colocados com guia prototipado

Cirurgia para a colocação de implantes com guia prototipado (Bioparts) obtido através de planejamento virtual em computador. (para ver com melhor qualidade clique no link:
http://www.youtube.com/watch?v=fGQSvu0Oij0)



Artigo Completo: Tratamento de Ameloblastoma

Artigo sobre tratamento conservador de ameloblastoma. Clique no link abaixo e faça o download do artigo na íntegra:
http://docs.google.com/fileview?id=0ByXg1pIuc5oXYjI4NjYwZTEtMzQyNi00MDg5LWExZjEtZmZjZDY1MmY3NTA5&hl=en

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aula: Protocolos Farmacológicos em Cirurgia Oral e Implantes

Fiz essa aula para o Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral da FCRS, e acho que ficou bem completa. É só clicar no link abaixo e o documento em PDF vai abrir no Google Docs. Lá você pode fazer o download do arquivo.

http://docs.google.com/fileview?id=0ByXg1pIuc5oXMTQ1M2EzMTQtYjQ4OC00ZWY4LWJjNzItYTRmYTFjN2U1YjJi&hl=en

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ortognática de Maxila














Paciente Classe III esquelética por deficiência maxilar A-P e Vertical, verificada pela deficiência na região paranasal, falta de suporte de columela nasal, suporte labial pobre e pouca exposicão dentária ao sorrir. A linha mento-pescoço e o ângulo cervical pouco definido contra-indicavam o recuo mandibular.O tratamento proposto foi o preparo ortodôntico pré-operatório, seguido de Osteotomia Le Fort I da Maxila para avanço de 5mm e abaixamento de 3mm, permitindo giro no sentido horário da mandíbula, o que diminuiria a projeção de pogônio sem recuar a mandíbula. A osteotomia foi fixada com placas e parafusos de titânio de 1,5mm.O pós-operatório seguiu sem intercorrências, com resultados estético-funcionais satisafatórios e estáveis. (obs.: a paciente permitiu o uso de suas imagens através de consentimento informado
Legendas das Figuras (de cima para baixo):
1.Perfil pré-operatório em repouso e sorrindo
2.Vista frontal pré-operatória em repouso e sorrindo
3.Oclusão pré-operatória
4.Trans-operatório mostrando a fratura inferior da maxila após a ostetomia Le Fort I (observam-se os seios maxilares, septo nasal e assoalho da fossa nasal)
5.Fixação rígida das osteotomias com mini-placas e parafusos de 1.5mm
6.Vista frontal pós-operatória de 6 meses
7.Perfil pós-operatório de 6 meses
8.Oclusão direita e esquerda aos 6 meses de pós-operatório
9, 10, 11 e 12: comparativos de antes e depois

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fissura transforame unilateral completa








Muitos já conhecem esse caso. Foi a primeira paciente fissurada operada em Quixadá. O cirurgião foi o Dr.Ferreira, do Hospital Infantil Albert Sabin, uma pessoa de grande caráter e competência. A paciente de 11 anos foi operada para correção da fisura labial e em breve fecharemos o palato dela.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Frenectomia Lingual

Cirurgia demonstrativa para a Disciplina de Clínica Cirúrgica I do Curso de Odontologia da FCRS.

Fratura do Osso Zigomático







Paciente de 19 anos, vítima de acidente motociclístico, apresentando fratura do osso zigomático esquerdo. Não havia sinais e sintomas de envolvimento orbitário. O paciente referia parestesia da área de inervação do ramo infraorbitário do V PC. Observamos discreto afundamento da região zigomática esquerda, com degraus ósseos palpáveis na região do pilar zigomáticomaxilar, rebordo infraorbitário e sutura frontozigomática. Sob anestesia geral foi feita a redução da fratura e como esta se achava instável, seguindo o protocolo de Ellis, foi colocada uma placa de 2.0mm com 4 parafusos na região do pilar zigomático. Como houve estabilidade após essa fixação e a posição do zigoma estava adequada, não foi realizada quqlquer outra fixação. No P.O., verificamos a adequada projeção da região zigomática E, com regressão da parestesia do n. infraorbitário.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Caso Clínico









Iniciaremos com um caso relativamente simples feito no último módulo do curso de aperfeiçoamento em cirurgia da FCRS. A cirurgia foi inteiramente feita pelos alunos Drs.Pedro Henrique Amorim e Eduardo Pascoal sob minha orientação. Trata-se de um pequeno odontoma composto localizado entre os dentes 42 e 43. A anestesia foi feita por bloqueio do nervo mentoniano, complementada com infiltração na área da cirurgia. Optou-se por fazer incisão de alívio somente na mesial do 44, para evitarmos uma possível retração gengival na área de incisivos, com isso o retalho fica mais tenso, mas dá para trabalhar sem problemas. Por ser a primeira cirurgia dos colegas, vemos alguma laceração de papilas durante o descolamento, mas isso não comprometeu a cirurgia ou a ciatrização do retalho. Meus parabéns aos Drs.Pedro e Eduardo pelo belo caso.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Former Resident Oral and Maxillofacial Surgery Program, UNESP/Araraquara. Professor of Oral and Maxillofacial Surgery and Head and Neck Anatomy at FCRS. Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNESP/Araraquara Mestrado em Patologa Oral pela UFRN Professor Titular das Disciplinas de Clínica Cirúrgica I e II e Morfologia da Cabeça e Pescoço da FCRS