Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fissura transforame unilateral completa








Muitos já conhecem esse caso. Foi a primeira paciente fissurada operada em Quixadá. O cirurgião foi o Dr.Ferreira, do Hospital Infantil Albert Sabin, uma pessoa de grande caráter e competência. A paciente de 11 anos foi operada para correção da fisura labial e em breve fecharemos o palato dela.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Frenectomia Lingual

Cirurgia demonstrativa para a Disciplina de Clínica Cirúrgica I do Curso de Odontologia da FCRS.

Fratura do Osso Zigomático







Paciente de 19 anos, vítima de acidente motociclístico, apresentando fratura do osso zigomático esquerdo. Não havia sinais e sintomas de envolvimento orbitário. O paciente referia parestesia da área de inervação do ramo infraorbitário do V PC. Observamos discreto afundamento da região zigomática esquerda, com degraus ósseos palpáveis na região do pilar zigomáticomaxilar, rebordo infraorbitário e sutura frontozigomática. Sob anestesia geral foi feita a redução da fratura e como esta se achava instável, seguindo o protocolo de Ellis, foi colocada uma placa de 2.0mm com 4 parafusos na região do pilar zigomático. Como houve estabilidade após essa fixação e a posição do zigoma estava adequada, não foi realizada quqlquer outra fixação. No P.O., verificamos a adequada projeção da região zigomática E, com regressão da parestesia do n. infraorbitário.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Caso Clínico









Iniciaremos com um caso relativamente simples feito no último módulo do curso de aperfeiçoamento em cirurgia da FCRS. A cirurgia foi inteiramente feita pelos alunos Drs.Pedro Henrique Amorim e Eduardo Pascoal sob minha orientação. Trata-se de um pequeno odontoma composto localizado entre os dentes 42 e 43. A anestesia foi feita por bloqueio do nervo mentoniano, complementada com infiltração na área da cirurgia. Optou-se por fazer incisão de alívio somente na mesial do 44, para evitarmos uma possível retração gengival na área de incisivos, com isso o retalho fica mais tenso, mas dá para trabalhar sem problemas. Por ser a primeira cirurgia dos colegas, vemos alguma laceração de papilas durante o descolamento, mas isso não comprometeu a cirurgia ou a ciatrização do retalho. Meus parabéns aos Drs.Pedro e Eduardo pelo belo caso.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Amigos, em breve vou postar casos clínicos e aulas. Aguardem. Aos meus alunos dos cursos de pós, vou colocar sempre os cronogramas e avisos aqui. Abraços a todos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Acidentes Motocicísticos

Há aproximadamente um ano e meio eu comecei a implantar um serviço de cirurgia buco-maxilo-facial no Hospital Municipal Eudásio Barroso no Município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. Trata-se de um hospital de referência em urgências traumatológicas para cercsa de 8 municípios da região, com uma população aproximada de 200.000 habitantes a ser atendida. É um hospital modesto, que enfrenta todos os problemas dos hospitais públicos brasileiros, ainda mais em uma região pobre do nordeste, mas as dificuldades são superadas com a boa vontade e a qualidade dos profissionais que lá trabalham. No hospital, temos um dia para operar no centro cirúrgico e damos sobreaviso o resto da semana, fazendo o atendimento de urgência dos pacientes que dão entrada no pronto atendimento do hospital. O fato que mais tem me chamado a atenção é o enorme número de vítimas de acidentes motociclísticos que atendemos no hospital. Na verdade, já sabia que atenderíamos muitos casos de acidentes com moto, dado que este é o meio de transporte da maioria absoluta da população local, mas considero a quantidade realmente alarmante. O trabalho de conclusão de curso de um dos meus alunos da graduação aborda o tema, e poderemos ter uma idéia melhor da situação, mas arrisco dizer que 90% dos casos atendidos no serviço são de acidentes motociclísticos e o pior, a maioria dos pacientes não usavam capacete e ainda por cima muitos estavam alcoolizados. No Serviço de Ortopedia o situação é a mesma, sem contar nos pacientes que não chegam nem a ser atendidos pois vão a óbito. Acho triste e vergonhoso que tantas pessoas, na maioria jovens, tenham que passar por cirurgias as vezes complexas e caras, fiquem afastados de suas atividades produtivas e sociais por vários dias e muitas vezes carreguem sequelas que podem ser incapacitantes para o resto da vida e, pior ainda, percam sua vidas de forma precoce e estúpida, deixando seus entes queridos inconsoláveis. É uma tragédia que tenho vivenciado dia-a-dia e com a qual nunca vou me acostumar. Tenho operado cerca de 2 a 3 pacientes por semana e a demanda só aumenta. Tenho a sensação de que algo imediato tem que ser feito, e não basta blitz para multar quem está sem capacete...precisa de muita educação para os jovens que serão os futuros condutores. Como dizia o neurocirurgião e professor da UFRN,Dr.Luciano Araújo, que conheci à época em que era diretor do maior hospital de trauma do RN "a diferença de moto para morto é apenas uma letra R".

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Iniciando os trabalhos...

A idéia deste blog surgiu da necessidade de integrar minhas diversas atividades acadêmicas, de modo a estabelecer um contato mais direto e rápido com meus alunos de graduação e pós-graduação. Aqui pretendo divulgar materiais didáticos, casos clínicos e fazer discussões acerca de temas das áreas de cirurgia buco-maxilo-facial e anatomia da cabeça e pescoço. Embora o foco principal seja nos meus alunos, qualquer um que tenha interesse na área será bem vindo e é convidado a participar. Um grande abraço a todos e participem!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Former Resident Oral and Maxillofacial Surgery Program, UNESP/Araraquara. Professor of Oral and Maxillofacial Surgery and Head and Neck Anatomy at FCRS. Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNESP/Araraquara Mestrado em Patologa Oral pela UFRN Professor Titular das Disciplinas de Clínica Cirúrgica I e II e Morfologia da Cabeça e Pescoço da FCRS