Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Caso Clínico









Iniciaremos com um caso relativamente simples feito no último módulo do curso de aperfeiçoamento em cirurgia da FCRS. A cirurgia foi inteiramente feita pelos alunos Drs.Pedro Henrique Amorim e Eduardo Pascoal sob minha orientação. Trata-se de um pequeno odontoma composto localizado entre os dentes 42 e 43. A anestesia foi feita por bloqueio do nervo mentoniano, complementada com infiltração na área da cirurgia. Optou-se por fazer incisão de alívio somente na mesial do 44, para evitarmos uma possível retração gengival na área de incisivos, com isso o retalho fica mais tenso, mas dá para trabalhar sem problemas. Por ser a primeira cirurgia dos colegas, vemos alguma laceração de papilas durante o descolamento, mas isso não comprometeu a cirurgia ou a ciatrização do retalho. Meus parabéns aos Drs.Pedro e Eduardo pelo belo caso.

5 comentários:

  1. Professor Sormani, o senhor e sua equipe estão de parabéns. Uma iniciativa desta natureza (aperfeiçoamento em cirurgia) sendo realizada na FCRS torna-a ainda mais uma referência na Odontologia cearense.
    Com relação ao caso, achei-o bastante interessante e instigante. As fotografias ficaram muito boas.

    Abraços!

    Marcelo Barreira
    ODONTO-FCRS
    www.odontofcrs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. perfeito! Equipe acompanhada por um grande profissional, sucessos!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, parabéns pela iniciativa!
    vou divulgar o blog!

    ResponderExcluir
  4. Puuutz, muito massa!
    Parabéns pelo trabalho, Dr.!

    ResponderExcluir
  5. Estás de parabéns pela iniciativa, Dr. Sormani...
    O blog está muito bom!!

    Juliana Cassol Spanemberg
    Pós-Graduação Estomatologia - PUCRS

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Former Resident Oral and Maxillofacial Surgery Program, UNESP/Araraquara. Professor of Oral and Maxillofacial Surgery and Head and Neck Anatomy at FCRS. Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNESP/Araraquara Mestrado em Patologa Oral pela UFRN Professor Titular das Disciplinas de Clínica Cirúrgica I e II e Morfologia da Cabeça e Pescoço da FCRS